Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Etapa para adesão ao Programa Educação Conectada está aberta até 1° de novembro

Recursos federais visam apoiar as escolas na contratação de internet de alta velocidade

Publicação:

Educacao Conectada 800x445
- - Foto: MEC
Por Diego da Costa

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) informa que a etapa de adesão e preenchimento do Plano de Aplicação Financeira do Programa Educação Conectada está aberta. Para garantir esses recursos, que visam apoiar as escolas na contratação de internet de alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais, gestores e secretários educacionais de todo país devem acessar, até o dia 1º de novembro, o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Interativo, por meio do endereço https://sispddeinterativo.mec.gov.br/. É necessário formalizar a adesão da escola, responder ao formulário de monitoramento e, depois, preencher o Plano de Aplicação Financeira (PAF).


CLIQUE AQUI E ENTRE NO PROGRAMA PDDE INTERATIVO


CLIQUE AQUI E CONFIRA MAIS INFORMAÇÕES NO SITE DO MEC


Os critérios que definiram a Política de Inovação Educação Conectada para repasse de recursos financeiros às escolas públicas de educação básica pode ser conferidos na Portaria nº 33/2023.


Benefícios

A conectividade adequada para fins pedagógicos permite a realização de atividades pedagógicas e administrativas online; o uso de recursos educacionais e de gestão; o acesso a áudios, vídeos, jogos e plataformas de streaming com intencionalidade pedagógica; e a disponibilidade de rede sem fio no ambiente escolar, composto por salas de aula, bibliotecas, laboratórios, salas de professores, áreas comuns e setores administrativos.

Garantia de qualidade da internet

Além de responder às perguntas de monitoramento e elaborar o PAF, as escolas também precisam instalar o Medidor Educação Conectada em um dos computadores da unidade usado em atividades pedagógicas. A ferramenta é essencial para o monitoramento da qualidade de internet no país. A instalação dura cerca de cinco minutos e pode ser concluída sem a necessidade de um técnico.
Os entes que fizeram adesão à Estratégia se comprometem a garantir o monitoramento da velocidade e qualidade do serviço de internet que chega até as escolas mediante a instalação do Medidor Educação Conectada em um computador da unidade.

Todas as orientações estão disponíveis no site: https://medidor.educacaoconectada.mec.gov.br/.

Escolas Conectadas

A Estratégia Nacional de Escolas Conectadas é um esforço do governo federal, em colaboração com os sistemas de ensino, para educar com as tecnologias para a cidadania digital, considerando seis eixos: formação e competências, currículo, gestão e transformação digital, recursos educacionais digitais, ambientes, dispositivos e conectividade.

Secretaria da Educação