Núcleos de Inovação para o Trabalho (NITs)
Os Núcleos de Inovação para o Trabalho (NITs) foram criados em 2022 em 31 escolas da rede com o objetivo de complementar a Educação Profissional e Técnica (EPT) por meio de cursos de qualificação profissional. Eles atuam como centros de inovação nos eixos em que operam e dialogam com as características regionais e das escolas onde estão localizados.
Os NITs fazem parte do Programa RS Trabalho, Emprego e Renda (RS TER), uma iniciativa da Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda, em parceria com a SEDUC (Secretaria da Educação) e a SUEPRO (Superintendência da Educação Profissional). Seu propósito é criar ambientes de qualificação profissional para estudantes, trabalhadores, empreendedores e micro/pequenos negócios, visando uma inserção qualificada e sustentável no mercado de trabalho, além de estimular a geração de emprego e renda conforme as necessidades socioeconômicas locais.
Os NITs operam com três principais pilares: qualificação profissional, inserção no mundo do trabalho e modernização das estruturas da Educação Profissional. Além das entidades envolvidas na sua criação, eles também contam com o apoio da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) e outras secretarias do estado, além de eventuais parcerias futuras.
A implantação dos NITs busca alcançar resultados como a promoção da qualificação profissional, a sustentabilidade socioeconômica do público alvo, o impulso à geração de trabalho e renda, a melhoria da empregabilidade e o fortalecimento das responsabilidades da SUEPRO e STER com as comunidades locais e o mundo do trabalho.
Esses resultados têm potencial para otimizar a ocupação das turmas de EPT, melhorar a infraestrutura e os equipamentos das escolas, divulgar as escolas e os cursos oferecidos, além de abrir caminho para a expansão de alguns cursos pelo estado. Os NITs serão polos de inovação e potencialização da vocação regional e educacional, proporcionando oportunidades variadas de qualificação aos estudantes da rede.