Técnico em Eletrônica
O Técnico em Eletrônica será habilitado para:
Planejar, controlar e executar projetos eletrônicos com dispositivos e tecnologias relacionadas às áreas de eletrônica analógica, digital, de potência e microcontrolados.
Executar e supervisionar a instalação e a manutenção de equipamentos e sistemas eletrônicos e robotizados, inclusive de telemetria e telecomunicações, considerando as normas, os padrões e os requisitos técnicos de qualidade, saúde e segurança e de meio ambiente.
Realizar medições, testes, calibração e comissionamento de equipamentos eletrônicos.
Reconhecer tecnologias inovadoras presentes no segmento visando a atender às transformações digitais na sociedade.
Para atuação como Técnico em Eletrônica, são fundamentais:
Conhecimentos e saberes relacionados aos processos de planejamento e implementação de sistema eletrônicos de modo a assegurar a saúde e a segurança dos trabalhadores e dos usuários.
Conhecimentos e saberes relacionados à sustentabilidade do processo produtivo, às técnicas e processos de produção, às normas técnicas, à liderança de equipes, à solução de problemas técnicos e trabalhistas e à gestão de conflitos.
Carga horária: A partir de 1200 horas.
Campo de atuação:
Empresas que atuam na instalação, manutenção de informática e de produtos eletrônicos, comercialização e utilização de equipamentos e sistemas eletrônicos e robotizados.
Grupos de pesquisa e laboratórios que desenvolvem projetos na área de sistemas eletrônicos.
Laboratórios de controle de qualidade, calibração e manutenção, concessionárias e prestadores de serviços de eletrônica e telecomunicações.
Escolas:
Escola Técnica Estadual Parobé - Porto Alegre
Escola Técnica Estadual Monteiro Lobato CIMOL - Taquara
Instituto de Educação Estadual Cecy Leite da Costa - Passo Fundo
Instituto de Educação Estadual Miguel Calmon - Salto do Jacuí
Colégio Estadual Augusto Meyer - Guaíba