Técnico em Manutenção e Suporte em Informática
O Técnico em Manutenção e Suporte em Informática será habilitado para:
Realizar montagem, diagnóstico, manutenção e instalação de computadores.
Instalar e configurar software (sistema operacional e aplicativos) para desktop e servidores.
Realizar instalação e manutenção de redes de computadores.
Realizar manutenção preventiva e corretiva de computadores e periféricos.
Prestar assistência técnica aos usuários em relação à utilização dos serviços de TI.
Auxiliar nas atividades de infraestrutura de TI, mantendo a disponibilidade de sistemas.
Prestar suporte ao ambiente interno, instalação e configuração de sistemas operacionais, redes e impressoras.
Identificar problemas e/ou dificuldades de acesso e utilização de aplicações.
Acompanhar e avaliar os níveis de serviços prestados.
Analisar a requisição ou problema apresentado, identificando a complexidade técnica para atuar na solução e direcionar para atendimento de acordo com nível técnico correspondente.
Verificar os sistemas das requisições e incidentes na fila de atendimento e analisar a prioridade conforme a urgência de cada caso.
Detectar e diagnosticar, pessoalmente, os sintomas apresentados pelo equipamento de um solicitante, fisicamente ou virtualmente, verificando as condições de funcionamento das instalações físicas e do sistema, para tomar as providências necessárias de acordo com o problema apresentado.
Responder pela organização e controle de peças e equipamentos quando retirados do estoque, controlando a logística e movimentação deles.
Configurar equipamentos para novos funcionários ou postos de trabalho, registrando os dados (protocolos de identificação, e-mail, perfil, dispositivos móveis) no equipamento destinado ao funcionário.
Realizar constante manutenção nos equipamentos, substituindo componentes/periféricos quando necessário, visando garantir o funcionamento adequado.
Recolher equipamentos usados (que não serão mais utilizados pelos funcionários), realizar a formatação e substituição de peças, otimizando o hardware (upgrade) com o objetivo de disponibilizar o equipamento a outro colaborador.
Estabelecer comunicação oral e escrita para agilizar o trabalho, redigir documentação técnica e organizar o local de trabalho.
Para atuação como Manutenção e Suporte em Informática, são fundamentais:
Conhecimentos e saberes relacionados aos processos de configurações de dispositivos de informática, resolução de problemas relacionados às diversas tecnologias.
Saberes relacionados às práticas de lideranças de equipe, de boas práticas de comunicação e de preservação das boas práticas de uso de tecnologias.
Campo de atuação:
Empresas de tecnologia da informação e comunicação
Empresas de telecomunicações
Prestação de Serviços
Indústrias
Comércio e consultorias
Centros de pesquisa em qualquer área
Profissional autônomo
Órgãos públicos
Setor acadêmico
Carga horária: A partir de 1000 horas.
Escola:
Escola Estadual de Educação Básica General Neto - Santana do Livramento