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Técnico em Manutenção e Suporte em Informática

O Técnico em Manutenção e Suporte em Informática será habilitado para:

Realizar montagem, diagnóstico, manutenção e instalação de computadores.

Instalar e configurar software (sistema operacional e aplicativos) para desktop e servidores.

Realizar instalação e manutenção de redes de computadores.

Realizar manutenção preventiva e corretiva de computadores e periféricos.

Prestar assistência técnica aos usuários em relação à utilização dos serviços de TI.

Auxiliar nas atividades de infraestrutura de TI, mantendo a disponibilidade de sistemas.

Prestar suporte ao ambiente interno, instalação e configuração de sistemas operacionais, redes e impressoras.

Identificar problemas e/ou dificuldades de acesso e utilização de aplicações.

Acompanhar e avaliar os níveis de serviços prestados.

Analisar a requisição ou problema apresentado, identificando a complexidade técnica para atuar na solução e direcionar para atendimento de acordo com nível técnico correspondente.

Verificar os sistemas das requisições e incidentes na fila de atendimento e analisar a prioridade conforme a urgência de cada caso.

Detectar e diagnosticar, pessoalmente, os sintomas apresentados pelo equipamento de um solicitante, fisicamente ou virtualmente, verificando as condições de funcionamento das instalações físicas e do sistema, para tomar as providências necessárias de acordo com o problema apresentado.

Responder pela organização e controle de peças e equipamentos quando retirados do estoque, controlando a logística e movimentação deles.

Configurar equipamentos para novos funcionários ou postos de trabalho, registrando os dados (protocolos de identificação, e-mail, perfil, dispositivos móveis) no equipamento destinado ao funcionário.

Realizar constante manutenção nos equipamentos, substituindo componentes/periféricos quando necessário, visando garantir o funcionamento adequado.

Recolher equipamentos usados (que não serão mais utilizados pelos funcionários), realizar a formatação e substituição de peças, otimizando o hardware (upgrade) com o objetivo de disponibilizar o equipamento a outro colaborador.

Estabelecer comunicação oral e escrita para agilizar o trabalho, redigir documentação técnica e organizar o local de trabalho.

Para atuação como Manutenção e Suporte em Informática, são fundamentais:

Conhecimentos e saberes relacionados aos processos de configurações de dispositivos de informática, resolução de problemas relacionados às diversas tecnologias.

Saberes relacionados às práticas de lideranças de equipe, de boas práticas de comunicação e de preservação das boas práticas de uso de tecnologias.

Campo de atuação: 

Empresas de tecnologia da informação e comunicação

Empresas de telecomunicações

Prestação de Serviços

Indústrias

Comércio e consultorias

Centros de pesquisa em qualquer área

Profissional autônomo

Órgãos públicos

Setor acadêmico

Carga horária: A partir de 1000 horas.

Escola:

Escola Estadual de Educação Básica General Neto - Santana do Livramento

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